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Golpe do falso atendimento no Twitter: como evitar

Golpistas fingem representar serviços de empresas na rede social; veja como não ser enganado

ARTIGOS

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6min. de leitura

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21.07.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Quase todas as marcas têm uma conta no Twitter. Muitas delas conversam com seus clientes por essa rede social. E, de olho nisso, já há golpistas se aproveitando e conseguindo fazer vítimas. 

alerta foi dado pela Kaspersky, especializada em segurança digital. Ela identificou que golpistas fingem representar determinada empresa, entram em contato com o usuário e pedem informações pessoais.

Em seu blog, a Kaspersky explicou o passo a passo que mostra exatamente como os golpistas atuam no Twitter:

  • Primeiro, o usuário do Twitter posta uma reclamação nessa rede social na qual marca a empresa com a qual está insatisfeito, na expectativa de ser respondido.

  • Logo em seguida, golpistas atentos a essas postagens entram em contato com esse usuário, fingindo ser a empresa reclamada (em geral por mensagem direta).

  • Esses golpistas, na maioria das vezes, usam perfis cujo nome é muito parecido com o nome original da empresa reclamada. Além disso, a foto do perfil costuma ser idêntica. Isso leva o usuário a crer que está realmente se comunicando com a empresa.

  • Em seguida, o golpista finge estar seguindo protocolos da empresa para pedir informações pessoais do usuário. 

A lógica desse golpe é a mesma de golpes que roubam o WhatsApp das pessoas. Há casos em que o usuário reclama do serviço de uma empresa nas redes sociais e golpistas entram em contato com o usuário fingindo representar aquela empresa. 

Em seguida, iniciam um protocolo falso de atendimento e enviam um link por SMS para a vítima. Ao clicar no link, a vítima confirma e autoriza o acesso ao seu WhatsApp por outro aparelho. Então, os golpistas começam a pedir dinheiro para os contatos dessa pessoa.

Além do Twitter, outras redes sociais também são usadas por criminosos para aplicar golpes como esse.

Saiba o que fazer para não cair no golpe do Twitter

Para não cair em golpes como esse aplicado em usuários do Twitter, é fundamental que o usuário tenha alguns cuidados. Veja abaixo quais precauções tomar, de acordo com a Kaspersky:

  • Verificar a grafia do nome da marca. Há casos em que os golpistas se descuidam e erram ao escrever o nome da empresa. 

  • Depois, é possível checar se aquele perfil que entrou em contato com você é verificado pela rede social. Em geral, perfis de marcas de médio e grande porte, pelo menos, têm um selo azul que mostra que aquela conta corresponde a um perfil oficial. Perfis falsos usados por golpistas para enganar consumidores não têm esse selo.

  • Não forneça suas informações pessoais por mensagem direta. Também não clique em links que forem enviados a você por esse meio. 

  • Também não preencha nenhum formulário em sites que não sejam o oficial da marca. As marcas não usarão o Google Docs ou serviços semelhantes para fins de suporte.  

Veja como identificar as redes sociais do Banco PAN 

 

Para falar com o Banco PAN, você conta com uma série de canais oficiais, além de redes sociais e páginas com perguntas e respostas para tirar dúvidas, conhecer mais o trabalho do banco ou mesmo resolver qualquer imprevisto (vai que precisa de uma grana a mais, por exemplo).

Os perfis do PAN nas redes sociais estão como @bancopan e possuem aquele selinho azul do lado do nome, o que mostra que a página é oficial e verificada. Sempre olhe para esses pontos antes de seguir a página!

Veja as redes sociais do Banco PAN:

O site oficial do Banco PAN é o https://www.bancopan.com.br/. Não acesse nenhum outro site que diz ser do banco e não tem esse endereço eletrônico na sua composição.

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