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Instituto afirmou que golpistas estão tentando obter dados pessoais de beneficiários; saiba o que fazer para evitar
revisão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem gerado um problema já conhecido de muitos brasileiros: os golpes. De acordo com o instituto, golpistas tentam obter dados pessoais dos segurados usando as revisões como desculpa.
As abordagens variam. Podem ocorrer por e-mail, carta, telefone ou mensagens (SMS e WhatsApp) pelo celular. O aumento dos casos fez o próprio instituto emitir um alerta.
“Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato”, diz o órgão no comunicado.
“O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, alertou o instituto.
O INSS também listou algumas medidas para que o segurado não caia nas mãos de bandidos. Veja abaixo os procedimentos que o órgão recomenda fazer.
Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
O INSS alerta que o número do SMS que o órgão usa para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS;
Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135;
A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.
O Banco PAN, pode solicitar chamadas de vídeo para validação de identidade durante o os processos de contratação. Isso garante a segurança e autenticidade dos processos de contratação. Para mais informações consulte a política de privacidade do PAN.
O INSS também recomenda que o segurado que sofrer uma tentativa de golpe faça uma denúncia à Ouvidoria pela internet, em https://falabr.cgu.gov.br/, ou pelo telefone 135.
E, se você cair num desses golpes, deve registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar o caso aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
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O INSS tem feito revisões em 3 benefícios. No mesmo comunicado em que alertou para as tentativas de golpes, o órgão também explicou como tem feito os procedimentos de revisão.
Revisão administrativa
Nesta, o INSS está notificando os beneficiários só por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas. Se a pessoa não for localizada, a notificação ocorre por publicação no Diário Oficial da União.
Quem for convocado a apresentar documentos para regularizar o benefício deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou 135).
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Revisão de auxílio por incapacidade temporária
A revisão de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) vai começar em agosto. As convocações poderão chegar por carta, notificação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União.
Em todos os casos, o beneficiário sempre deverá agendar a perícia médica revisional por um dos canais oficiais de atendimento remoto: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou telefone 135.
Revisão dos Benefícios de Prestação Continuada - BPC
O INSS realiza avaliação administrativa dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC) desde 2019. Neste trabalho, o órgão analisa se a pessoa que recebe o BPC possui outras fontes de renda oficiais que a tornem inelegível ao benefício.
Quando um caso de renda incompatível com o BPC é identificado, inicia-se um processo de averiguação junto ao segurado, que terá prazo para defesa. Se o benefício for cessado depois da análise, o segurado ainda terá direito ao recurso.
Nessa revisão, as convocações poderão chegar por carta ou publicação no Diário Oficial da União.
Quem for convocado deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou 135).
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