O que você vai ler neste artigo:
A perda ou o roubo de um celular pode ser uma experiência estressante e preocupante. Além da perda do aparelho, há o risco de ter seus dados pessoais e financeiros comprometidos.
Neste texto, você vai aprender o que fazer imediatamente após perder ou ter o celular roubado, para garantir que suas informações estejam seguras. Com as dicas certas, é possível minimizar os danos e recuperar o controle das suas contas.
Quando você perceber que seu celular sumiu, a primeira ação deve ser tentar determinar se ele foi realmente perdido ou roubado. Se foi um simples esquecimento, é possível que o aparelho esteja em algum lugar seguro. Caso contrário, o furto pode ser confirmado se o celular desapareceu sem explicação ou em uma situação suspeita, como em transporte público ou em locais com muita aglomeração de pessoas.
Assim que perceber que perdeu o celular, siga essas etapas:
Bloqueie o acesso às suas contas: Utilize funcionalidades como o "Find My iPhone" para iOS ou o "Find My Device" para Android. Essas ferramentas ajudam a localizar o dispositivo, mas, caso não seja possível, você pode bloquear o aparelho remotamente.
Desconecte suas contas bancárias e aplicativos financeiros: Se você utiliza o celular para acessar sua conta digital ou cartões de crédito, é essencial bloquear imediatamente o acesso a esses aplicativos. Se for cliente do Banco PAN, entre em contato imediatamente através do telefone 0800-775-8686 para bloqueio de sua conta e medidas de segurança. Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 21h, Sábados, das 9h às 15h. Telefone para capitais: 4002-1687. Demais localidades: 0800-775-8686.
Em caso de roubo além de bloquear o celular, é necessário proteger suas informações pessoais e financeiras. Além das dicas acima, siga essas ações para garantir ainda mais a sua segurança:
Altere senhas e faça a verificação de segurança: Mudar as senhas de suas contas bancárias e redes sociais deve ser uma prioridade. Para isso, acesse o banco e demais aplicativos importantes de outro dispositivo e faça as alterações necessárias.
Entre em contato com as operadoras e bloqueie o chip: Solicite o bloqueio do chip para evitar que outra pessoa faça chamadas ou acesse sua conta.
Algumas medidas podem ajudar, como a utilização de rastreadores ou a comunicação com a polícia. O mais importante é manter o bloqueio e monitorar quaisquer acessos não autorizados às suas contas.
Para evitar a perda de dados importantes em caso de roubo ou perda do celular, é essencial adotar boas práticas de segurança digital:
Use autenticação de dois fatores: Sempre que possível, habilite a autenticação de dois fatores em suas contas, principalmente em aplicativos financeiros.
Criptografe os seus dados: Muitos celulares oferecem opções de criptografia. Isso ajuda a dificultar o acesso de invasores aos dados que estão no seu aparelho.
A perda ou o roubo de celular não precisa ser um pesadelo. Com ações rápidas e eficazes, é possível proteger seus dados e minimizar os danos. Lembre-se: a segurança vem em primeiro lugar!
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais