O que você vai ler neste artigo:

Receita alerta para fraude em golpe do empréstimo

Golpistas enviam notificação falsa pelo Correio e pedem pagamento de IOF

A Receita Federal emitiu nesta terça-feira (17) um alerta para um novo tipo de golpe. Desta vez, golpistas entregam uma notificação falsa, que chega pelo Correio, usando o nome de uma instituição financeira (um banco, por exemplo). 

Nessa correspondência, os golpistas pedem pagamento de um imposto chamado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) com a promessa de liberar uma linha de empréstimo ou financiamento.

O IOF é um imposto relativo a crédito, câmbio e seguros, ou títulos e valores mobiliários.

Segundo a Receita Federal, o golpe começa quando a pessoa negocia um empréstimo ou financiamento com uma instituição financeira. Ela então recebe pelo correio uma notificação (falsa) cobrando o IOF, supostamente emitida pela Receita Federal. 

O documento falso alega que o crédito ou financiamento será desbloqueado somente se houver o pagamento do imposto. 

Na correspondência, há dados bancários para depósito e uma assinatura falsa. Se a vítima transfere o valor para o endereço falso assinalado, o golpe está consumado.

Saiba como evitar o golpe do IOF do empréstimo 

No alerta que emitiu, a própria Receita passou informações sobre como evitar ser vítima desse novo golpe.

  • Em primeiro lugar, saiba que a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. 

  • No caso do IOF, o recolhimento é feito exclusivamente por um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

  • Além disso, a cobrança e o recolhimento do IOF são feitos pelo responsável pelo tributo, ou seja, pela instituição financeira que concede o crédito. 

  • Golpistas também costumam cometer erros de português. Portanto, fique atento à grafia das palavras.

  • Outros sinais que mostram que pode se tratar de um golpe são informações confusas ou incorretas, assim como orientações desencontradas. 

A Receita ainda orienta a enviar uma denúncia à Ouvidoria do Ministério da Economia, pela internet, clicando aqui.

Esse não foi o primeiro golpe para o qual a Receita Federal emitiu alerta neste ano. Em junho, o órgão já havia identificado e alertado sobre falsos anúncios prometendo regularizar o CPF.


O Banco PAN, pode solicitar chamadas de vídeo para validação de identidade durante o os processos de contratação. Isso garante a segurança e autenticidade dos processos de contratação. Para mais informações consulte a política de privacidade do PAN.

Precisa de dinheiro? Consiga empréstimo na hora, pelo celular e sem pegadinhas. Contrate agora com o Banco PAN!