Pix no Crédito
O Pix é o jeito mais fácil e rápido de pagar, receber ou transferir seu dinheiro. No PAN, você tem mais flexibilidade na hora de fazer seu Pix: Mesmo sem saldo, você transfere usando o limite do seu cartão.
O Pix é a solução de pagamento instantâneo criada e gerida pelo Banco Central do Brasil pra transferências e pagamentos.
Com o Pix, a sua transação é concluída em poucos segundos.
Pra realizar um pagamento via Pix, você pode:
- Pagar, usando a Chave Pix (que pode ser CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória) de quem vai receber o pagamento, na opção "Pagar alguém" no App do PAN;
- Ler um QR Code com a câmera do seu celular, na opção "Pagar um QR Code" no App do PAN;
- Digitar manualmente os dados da conta de quem vai receber o pagamento, como se faz pra enviar TED, na opção "Pagar alguém sem chave" no App do PAN.
- Colar o link ou a sequência de códigos cadastrados por meio da opção “Pix Copia e Cola” no App do PAN.
A chave é a identificação da sua conta. Ela existe pra facilitar o recebimento de um Pix, ou seja, em vez de compartilhar todos os seus dados de quem vai receber o pagamento ou a transferência, você passa apenas a sua chave.
Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar pra receber aqui no PAN são: CPF, e-mail, número de telefone celular e chave aleatória.
A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem precisar informar nenhum dado pessoal ao pagador.
Ela é formada por um conjunto de números, letras e símbolos, gerados aleatoriamente, que identificam sua conta, permitindo que você receba pagamentos e transferências.
Basta acessar o App, ir até a área de conta, ir até o menu “Pix” e então clicar em “Criar nova chave no PAN”. Depois, é só escolher o tipo de chave que deseja criar.
Importante: pra registrar uma chave com telefone ou e-mail você vai precisar confirmar que esse telefone ou e-mail é mesmo seu. Pra isso, vamos enviar um código por SMS ou e-mail para que você valide no app do PAN.
Atenção: a confirmação não pode ser feita por contato telefônico ou link enviado por SMS o e-mail.
1- Facilita a iniciação de um pagamento! Basta usar uma chave Pix ou QR Code;
2- É rápido: suas transações são efetivadas em poucos segundos;
3- Está disponível em qualquer dia e qualquer horário;
4- É simples e prático;
5- No PAN, é totalmente gratuito.
Não é necessário cadastrar uma chave pra fazer ou receber um Pix.
No entanto, a gente recomenda muito que você cadastre uma chave, porque isso torna o uso do Pix bem mais ágil e prático.
Sim. O Pix é um meio de pagamento assim como boleto, TED, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago).
A diferença é que o Pix permite que transferências e pagamentos sejam realizados em qualquer dia, incluindo finais de semana e feriados, a qualquer hora e entre diferentes instituições.
De forma geral, qualquer transação de pagamento pode ser feita por Pix. Assim, podem ser feitas transferências entre pessoas, compras de bens ou serviços (inclusive no comércio eletrônico) e pagamentos.
A única condição pra que a operação se realize é que o recebedor aceite o Pix como forma de pagamento.
O Pix funciona normalmente 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Após a confirmação da transação, o dinheiro cai na conta do destinatário em poucos segundos.
Isso acontece quando outro usuário está em posse da chave que usa o número do telefone celular ou e-mail que atualmente pertence a você.
Você pode pedir a reinvindicação da posse da chave pelo App do PAN.
Sim. Veja o que diz o Banco Central: "A segurança faz parte do desenho do Pix desde seu princípio, e é priorizada em todos os aspectos do ecossistema, inclusive em relação às transações, às informações pessoais e o combate à fraude e lavagem de dinheiro.
Os requisitos de disponibilidade, confidencialidade, integridade e autenticidade das informações foram cuidadosamente estudados e diversos controles foram implantados para garantir alto nível de segurança".
Você pode fazer quantos pagamentos Pix quiser ao longo do dia, mas a soma deles não pode ultrapassar o seu limite de Pix diário. Pra sua segurança, durante o período noturno, das 20h ou 22h às 6h, você só consegue usar até R$ 1.000,00 do seu limite Pix.
Pra consultar ou alterar esses valores, acesse “Meus limites” dentro do ambiente Pix no App do PAN.
O pagamento por QR Code é mais uma facilidade que o Pix oferece. Pra realizar o pagamento, basta que o recebedor gere um QR Code e você selecione a opção "Pagar um QR Code", dentro do App do PAN.
Se o QR Code vier carregado com valor, confira e confirme pra completar a transferência.
Caso não venha com valor, adicione o valor, confira os dados e pronto!
O QR Code do Pix pode ser estático, pra múltiplas transações, ou dinâmico, para uma única transação.
O cliente pessoa física pode ter até 5 chaves pra cada conta a qual seja titular. No PAN, você pode cadastrar seu CPF, telefone, e-mail e chave aleatória.
É possível cadastrar mais de um telefone ou e-mail, desde que a soma de todas as chaves no Pan não ultrapasse o máximo permitido de 5 chaves.
Você tem um prazo de 7 (sete) dias corridos pra validar e comprovar a posse da sua chave. Fazendo isso dentro do prazo estabelecido, o processo de reivindicação é encerrado e você continua utilizando sua chave normalmente.
Caso contrário, a reivindicação é confirmada e você deixa de ter essa chave.
A principal vantagem e diferença entre o Pix e os demais meios de pagamento é a agilidade: as transações são instantâneas, em qualquer dia, a qualquer horário. Abaixo as principias diferenças:
- Pix: A transferência ocorre em até 10 segundos, 24 horas por dia, até mesmo em feriados. O Pix é totalmente gratuito pra pessoas físicas enviarem e receberem recursos;
- TED: A transferência ocorre no mesmo dia útil se ela for solicitada até as 17h. Caso contrário, ela vai ser efetivada no próximo dia útil. Além disso, pode haver a cobrança de tarifas;
O Pagar Parcelado é um empréstimo oferecido pelo PAN pra ajudar você a fazer uma transação Pix e pagá-la de forma parcelada. Ou seja, você faz o Pix no valor total pro destinatário e paga pro PAN em parcelas.
O Pagar Parcelado só está disponível para pagamentos por meio de QR Code ou Pix Copia e Cola.
Lembre-se: por ser um empréstimo, deve ser usado somente em caso de necessidade.
A aprovação da contratação do Pagar Parcelado, seu limite e número de parcelas estão sujeitos à análise de crédito pelo PAN.
Se você tiver limite pré-aprovado, o Pagar Parcelado vai aparecer como opção durante o fluxo do Pix por QR Code ou Copia e Cola.
Escolhendo essa opção, você segue pro fluxo de contratação do Pagar Parcelado.
Lembrando que o Pagar Parcelado é um empréstimo pessoal que o PAN oferece pra que você possa fazer um Pix sem usar apenas o seu saldo em conta.
Feita a transação, o valor total vai ser creditado na sua conta e, em seguida, debitado automaticamente pro destinatário escolhido.
Não esqueça que a aprovação do limite do Pagar Parcelado depende de análise de crédito feita pelo PAN.
O pagamento é feito por débito automático, na sua Conta PAN, na data de vencimento de cada parcela.
Fique atento: caso você não tenha saldo disponível e tenha Limite Emergencial contratado, para evitar a inadimplência no Pagar Parcelado, este limite pode ser usado pro pagamento da parcela.
No App do PAN, na área de Empréstimos, é possível ver todas as informações dos seus empréstimos contratados: parcelas pagas, parcelas em aberto, data de vencimento das parcelas, taxas, entre outros, além de poder fazer o download de seus contratos.
Se quiser, também pode antecipar suas parcelas ou liquidar o seu contrato com o pagamento total do seu empréstimo pessoal.
Sim, caso tenha limite pré-aprovado disponível, você pode ter até 2 (dois) contratos de empréstimo pessoal com o PAN.
Lembre-se: a contratação do Pagar Parcelado está sujeita à análise de crédito pelo PAN.
Você pode usar o valor do Pagar Parcelado da maneira que quiser, desde que o destinatário aceite receber o valor por Pix.
O Pagar Parcelado é uma ajuda extra pra você conseguir efetivar um pagamento por meio do App do PAN.
CET significa Custo Efetivo Total. Ela demonstra a soma de todos os custos do seu contrato, mensais e anuais.
Resumidamente, o CET é o custo final e total do seu crédito contratado.
A liberação da opção Pagar Parcelado é feita com base em uma série de análises feitas pelo PAN.
Caso você ainda não tenha o Pagar Parcelado disponível, aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a ficar mais perto de obter uma oferta em sua conta:
- Mantenha suas informações pessoais sempre atualizadas;
- Pague suas contas sempre em dia;
- Concentre suas movimentações financeiras no PAN;
- Evite que seu CPF seja negativado.
Sim. Caso a parcela esteja em dia, o valor é calculado com base na taxa de juros do contrato e no número total de dias de antecipação, conforme a data de vencimento de cada parcela.
Pra realizar o cálculo e antecipação das parcelas de seu empréstimo: acesse o App do Pan, vá até área de Empréstimos, clique no contrato desejado e, então, no link "Antecipar parcelas".
O cancelamento do Pagar Parcelado pode ser feito dentro do período de 7 dias corridos de sua contratação, desde que, por algum motivo, o Pix tenha sido devolvido.
Neste caso, você pode solicitar a quitação do contrato ou o cancelamento dele. Pra isso, é necessário que o limite creditado em sua conta esteja disponível. Pra solicitar o cancelamento, é só entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelo App do PAN, pela opção fale com o PAN na seção ‘’Meu Perfil’’.
Caso os 7 dias já tenham passado, não é mais possível efetuar o cancelamento do contrato, apenas o pagamento antecipado das parcelas.
Depois de confirmada a transação, não é possível cancelar o pagamento porque o valor é enviado na hora pro estabelecimento.
A gente orienta que você entre em contato com o estabelecimento e solicite a devolução do valor, caso necessário.
O valor mínimo de saque é de R$5,00 e o valor máximo diário é de R$3.000,00 durante o dia e R$ 1.000,00 durante a noite (seguindo as diretrizes fornecidas pelo Banco Central).
Porém, cada estabelecimento pode adotar limites diferentes, de acordo com suas necessidades.
Não é possível fazer Pix Saque e Troco se você não tem saldo em conta. Caso tenha Limite Emergencial contratado, você pode fazer um Pix Saque e Troco usando seu limite.
Lembre-se: use seu Limite Emergencial apenas em caso de emergência.
Basta seguir os passos abaixo:
1. Vá até um estabelecimento comercial que ofereça o serviço de Pix Saque e Troco;
2. Acesse seu App do PAN pelo celular;
3. No menu "Pix", clique em "Pix Saque e Pix Troco";
4. Informe ao atendente o valor que deseja sacar;
5. Faça a leitura do QR Code indicado pelo atendente;
6. Confirme os dados da transação;
7. Aguarde a validação com segurança e a confirmação de pagamento realizado;
8. Clique em “Finalizar”;
9. Pronto, o atendente vai entregar pra você o valor solicitado.
Criado pelo Banco Central, o Pix Saque e Troco facilita o acesso dos consumidores ao dinheiro físico, sem necessidade de ir até um banco, usando toda a facilidade e estrutura do Pix.
Assim, o cliente pode transferir recursos a um estabelecimento, por meio do Pix Saque, e receber o valor em espécie.
Também é possível, por meio do Pix Troco, efetuar um pagamento maior e receber a diferença em espécie. Fazer um Pix e receber em dinheiro, simples assim!
Pra realizar uma transação nessa modalidade é necessário que você possua conta corrente do Pan e um cartão de crédito do Pan virtual com limite disponível e sem nenhum tipo de bloqueio.
Depois é só selecionar a opção “Fazer um PIX” em seu aplicativo Pan e seguir pro pagamento.
Apenas o cartão virtual do Pan, desde que tenha limite disponível e não esteja bloqueado.
Caso nunca tenha gerado um cartão virtual do Pan você vai precisar fazer isso pra conseguir concluir seu pagamento.
É fácil, é só seguir com seu pagamento de PIX com limite do cartão que vamos te direcionar para a criação do seu cartão virtual antes de confirmar seu pagamento.
Não. Porém você pode solicitar que a pessoa que recebeu o PIX realize a devolução do valor, mas não haverá devolução das suas taxas e o valor ficará disponível em sua conta corrente.
Caso você deseje cancelar por não reconhecer a transação entre em contato com nossa central de atendimento no número 4003 0101 ou chamando a gente no chat.
Em caso de erro no processamento do PIX com limite do cartão de crédito, o valor será recomposto no limite do seu cartão Pan em até 72 horas.
Além disso, vai aparecer um lançamento no extrato da sua conta corrente identificado como “Extrato Depósito PIX no Cartão”.