Tem alguma transação que você não reconhece na sua fatura? Você comprou um produto e não recebeu? Comprou um produto ou serviço que está diferente do anunciado? Cancelou uma compra e o valor ainda não foi estornado na fatura?
Veja os procedimentos de contestação de despesa em diferentes casos e o que fazer:
Fica a dica: O nome do estabelecimento em que você fez a compra nem sempre será o mesmo postado na sua fatura, isso acontece por conta da razão social que o estabelecimento cadastrou. Por isso, é importante você sempre conferir o valor e a data da compra.
Caso realmente não reconheça a compra e o valor da transação, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ou nos acione via WhatsApp para bloquear imediatamente o cartão e registrar o pedido de contestação da compra.
Central de Atendimento Pan:
· 4003-0101 – Capitais e Regiões Metropolitanas (WhatsApp)
· 0800-888-0101 – Demais localidades
Atendimento de 2ª a Sábado, das 8h às 22h.
Fica a dica: Para esse tipo de contestação, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento responsável pela compra para solicitar o cancelamento o mais rápido possível.
Se você não conseguiu contato com o estabelecimento ou o estabelecimento se negou a cancelar a compra, vamos precisar de evidências do contato, como: data, meio de acionamento (se telefone, qual o número? Se e-mail, qual o endereço? Se WhatsApp, qual o número? Etc.), horário aproximado, protocolo (se houver) e nome do atendente (se houver). Essas informações são essenciais para seguirmos o pedido de contestação, por isso é importante que após a negativa do estabelecimento, você entre em contato com o PAN o mais breve possível.
Para registrar a contestação, entre em contato com a nossa Central.
Central de Atendimento Pan:
· 4003-0101 – Capitais e Regiões Metropolitanas
· 0800-888-0101 – Demais localidades
Atendimento de 2ª a Sábado, das 8h às 22h.
Para te ajudar nesse processo, colocamos alguns exemplos de contestação e as informações que vamos precisar para registrar a sua solicitação de contestação.
Quando o estabelecimento realiza o cancelamento da transação, é necessário aguardar o prazo de até 15 dias corridos do cancelamento da transação para que o valor seja estornado na fatura. Se já ultrapassou esse prazo, entre em contato conosco.
Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio do comprovante de cancelamento da compra ou o comprovante de tentativas de contato com o estabelecimento e informações do que foi comprado (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado, data do cancelamento e motivo do cancelamento)
Em caso de mercadoria com defeito ou serviço mal prestado, após contato com o estabelecimento comercial para tentar sanar o problema, caso não seja resolvido será necessário nos informar os detalhes da compra ou serviço adquirido (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado) e o defeito apresentado na compra ou no serviço (descrição do defeito em detalhes) para que o PAN possa avaliar sua solicitação.
Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio de evidências que comprovem o defeito. Ex.: Fotos, imagens, prints etc.
Será necessário nos informar os detalhes da compra (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado em detalhes), data e canal da devolução da mercadoria. Caso você já tenha feito a solicitação de cancelamento de compra é importante atentar-se ao prazo de até 15 dias corridos para que o valor seja estornado na sua fatura.
Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio de evidências que comprove a devolução da mercadoria. Ex.: comprovante dos correios ou documento fornecido pelo estabelecimento.
Será necessário nos informar os detalhes da compra (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado em detalhes), após o fornecimento dessas informações, será avaliado a possibilidade de cancelamento de compra.
Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio de documento/laudo emitido pela loja oficial ou loja autorizada comprovando a falsidade da mercadoria.
Para realizar a contestação/solicitação de cancelamento, será necessário nos informar os detalhes da compra (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado em detalhes) e a descrição detalhada da divergência ou da má qualidade da mercadoria recebida.
Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio de evidências que comprovem que a mercadoria recebida não está de acordo com o que foi comprado ou que a mercadoria é de má qualidade. Ex.: Fotos, imagens, prints etc.